evelisejarema
O que é o Aparelho Autoligado?
O aparelho autoligado é uma opção de tratamento ortodôntico que usa recursos mais inovadores do que o aparelho ortodôntico tradicional, que usa as ligaduras elásticas. Entenda quais as vantagens do uso e por que é tão eficiente.
Com a necessidade em diminuir o atrito entre o braquete e o fio ortodôntico se desenvolveu o sistema autoligado. Com a proposta de oferecer um tratamento com qualidade e em menor tempo esse novo dispositivo tem sido muito utilizado pelos ortodontistas atualmente. Os mercados foram produzindo cada vez mais tipos de bráquetes mais inovadores e resistentes. O que possibilitou a utilização desse dispositivo foi o desenvolvimento de fios de níquel- titânio permitindo grandes deflexões sem aumentar a tensão carga acumulada sendo empregados no início do tratamento, substituindo a utilização de fios de aço inoxidável de baixo calibre pelo sistema de arcos retos. (Neto et.al 2014).

Os aparelhos autoligados surgiram com a intenção de reduzir o tempo de tratamento e melhor condução, diminuindo também o atrito na mecânica ortodôntica.
Além da estética diferente do aparelho convencional, onde não possui as ligaduras elásticas e possui um design diferente, o contato entre fio e bráquete é mais suave, e o deslizamento do fio é mais suave, trazendo resultados mais rápidos aos pacientes.
Quais as indicações para o tratamento com aparelho autoligado?
- Dentes desalinhados, dentes "tortos"
- correção de mordida
- fechamento de espaços entre os dentes
Movimentação precoce do tratamento traz mais velocidade nos resultados do tratamento.
A portinha do bráquete permite o deslizamento do fio, que também é diferente do utilizado no tratamento com aparelho convencional.
Preço
Por sua eficácia e ser um dos aparelhos mais modernos no mercado, o valor desembolsado é acima do aparelho convencional, mas ainda sai mais em conta do que um alinhador transparente. É um tratamento de um ótimo custo benefício, tudo dependendo dos objetivos e expectativas do paciente.
Higienização
As ligaduras elásticas acumulam mais sujeira do que o bráquete autoligado, porém os cuidados devem ser os mesmos.
Provoca menos Dor
A aplicação de força é mais suave do que no aparelho convencional.
Elásticos de Classe
Apesar de não ter ligaduras elásticas nos bráquetes, o tratamento com elástico de classe se mantém, ou seja, o elástico que vai da arcada superior até um dente da arcada inferior. A diferença é que esse elástico pode ser usado no início do tratamento, corrigindo assim mais precocemente alguns problemas do paciente.
Possui muitas vantagens em relação ao aparelho convencional, visto que é uma opção mais moderna e com resultados mais previsíveis de tratamento e melhor ancoragem.
Agende sua avaliação para iniciar o seu tratamento!
Curitiba, Paraná - Batel