Buscar
  • evelisejarema

Por que é perigoso fazer clareamento dental sem a supervisão do dentista?

O clareamento dental feito com a supervisão do dentista é um procedimento seguro e


eficaz. Alguns produtos divulgados na mídia prometem clarear os dentes e podem danificar


a estrutura do esmalte dental e gengival, representando um perigo para quem se sujeita a


testar esses produtos.

Curitiba, Paraná


O clareamento dental feito em consultório ou o caseiro supervisionado pelo dentista é feito com dois tipos de agentes clareadores, o Peróxido de Hidrogênio e o Peróxido de Carbamida. O primeiro degrada-se em água e oxigênio e o segundo dissocia-se em peróxido de hidrogênio e uréia. Após isso, irá se decompor em água e oxigênio e a uréia em gás carbônico e amônia. Comparando os dois, o peróxido de carbamida vai ter uma degradação mais lenta porém irá proporcionar um efeito clareador mais prolongado.


Todo procedimento realizado pelo dentista possui evidência científica e comprovação para poder realizá-lo. O que isso significa?

Que através dos estudos clínicos e em laboratórios podemos realizar os procedimentos para promover a saúde e sem comprometer a segurança do paciente.


Clareador a base de carvão funciona?

Esse tipo de "clareador" divulgado na mídia oferece risco e não tem evidência ciêntifica da sua eficácia. Ou seja, além de possuir partículas que são abrasivas e comprometem permanentemente a estrutura dental, de maneira irreversível, não são eficazes. O que ele vai fazer é causar um desgaste na estrutura dental em consequência pelo alto teor de abrasividade presente e gerando sensibilidade dentinária.

Além disso, oferece manchamento às resinas compostas e proporciona maior desgaste à superficie. Quanto mais abrasiva a formulação de cremes dentais e "clareadores" mais eficaz será nas manchas extrínsecas, entretanto, resulta em desgaste considerável e tal desgaste estará associado a hipersensibilidade dentinária.

Outros problemas que pode causar é aumento na rugosidade da superfície do esmalte dentário e pode promover a recessão da margem gengival.

A busca por soluções clareadoras tem aumentado significativamente e as pessoas tem procurado produtos de fácil acesso e com baixo custo levando os consumidores comprarem produtos que não possuem evidência científica sobre os efeitos na saúde bucal.


Qual é o o clareamento seguro?

O clareamento feito no consultório pelo dentista a base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida é um procedimento seguro. O gel vai agir nos dentes por um tempo determinado na bula, podendo variar de acordo com a marca. A sessão pode levar até 50 minutos para ser realizada.

O que clareia os dentes é o produto agindo no dente, nenhuma fonte de luz vai clarear os dentes, isso é mito.

Outra opção também são as moldeiras confeccionadas pelo dentista, a partir do molde dos dentes, encaixando perfeitamente. O paciente vai usar o clareador fornecido pelo profissional, com a concentração indicada da porcentagem do gel de acordo com a necessidade. O tempo de uso pode chegar a 4 semanas.

Esses dois procedimentos podem ser associados também podendo chegar a um bom resultado.


Quais cuidados devo tomar ao fazer clareamento dental?

As recomendações são evitar refrigerantes, alimentos ácidos, com corantes artificiais, chá preto e café, vinho tinto.

Entretanto, esses alimentos devem ser evitados logo após finalizar o tratamento, durante algumas semanas.


Quanto tempo dura o clareamento dental?

A durabilidade do procedimento depende também da dieta do paciente, alguns alimentos podem escurecer os dentes mais rapidamente.


Quanto tempo depois posso fazer um novo clareamento?

A recomendação é fazer 1 vez ao ano.


Lembrando que a saúde vem sempre em primeiro lugar. A estética tem sido muito procurada e usar produtos sem comprovação científica e que não se sabe os danos que podem causar é muito perigoso, principalmente porque pode causar danos que são irreversíveis, a "economia" nesses momentos pode custar caro no futuro.

Primeiro deve ser feita uma profilaxia, limpeza (a qual já pode fazer diferença na cor dos dentes), avaliar se tem alguma lesão cariosa e depois pode-se fazer o clareamento.




Dentista Curitiba Batel -

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Existem diferentes tipos de aparelhos, conheça e saiba um pouco mais CUritiba, Batel Aparelho ortopédico O aparelho ortopédico é usado em crianças para prevenção de problemas que podem ocorrer na dent