Buscar
  • evelisejarema

Preciso extrair os sisos para usar aparelho?

Atualizado: 10 de out.

Curitiba, Centro - BATEL


Saiba mais sobre as indicações da remoção dos sisos.


Qual a idade ideal para remover os sisos?

A partir dos 16 anos até os 18.


Como saber se preciso remover os sisos?

Primeiramente o cirurgião dentista solicita um raio-x panorâmico para avaliar a posição dos dentes, vai avaliar se tem espaço e como está a raíz dos dentes.


Quanto mais cedo é avaliado, menos riscos você tem e melhor é o pós operatório.


Má-posição dos sisos - isso vai levar a problemas como: reabsorção do dente vizinho (pode levar a perda do dente vizinho), pericoronarite, dor.

Dificuldade de higienizar - podendo levar a cárie

Sem dentes antagonistas - o dente está sem função

Motivos ortodônticos - espaço para distalizar os dentes


No geral, quanto mais cedo avaliar a necessidade de extrair os sisos, melhor será a cirurgia, isso porque quando a raíz está totalmente formada (depois dos 16 anos) ela pode estar mais próxima do nervo alveolar inferior no caso dos dentes inferiores, e a proximidade com esse nervo pode levar a sensação de anestesia temporária ou se houver lesão desse nervo, definitiva. Quando é feita entre os 16 a 18 anos, a chance de haver lesão nesse nervo é menor. E o pós-operatório é mais tranquilo.


"Meus sisos não incomodam, então não me preocupo"

O fato de os sisos não estarem causando dor, não significa que não devem ser removidos. Isso deve ser avaliado por um cirurgião dentista, esse erro é comum entre os pacientes e acabam postergando e deixando os problemas se agravarem.


A prevenção é sempre melhor do que a intervenção.


Você já passou por avaliação por um cirurgião dentista e verificou a necessidade da extração dos seus sisos?


ortodontia curitiba - ortodontista batel - mordida cruzada - alinhadores ortodônticos - aparelho autoligado

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O diagnóstico precoce é muito importante para intervenções na infância e prevenção de futuros problemas Na infância as irregularidades mais comuns e que tem indicação de aparelho já são identificadas,

Além do problema estético, existem outros motivos para tratar a "mordida cruzada". Saiba quais são eles. Curitiba, Paraná Usar aparelho ortodôntico vai muito além de corrigir problemas estéticos, hoj