Buscar
  • evelisejarema

Quais os problemas de não tratar uma mordida cruzada?

Além do problema estético, existem outros motivos para tratar a "mordida cruzada". Saiba quais são eles.

Curitiba, Paraná


Usar aparelho ortodôntico vai muito além de corrigir problemas estéticos, hoje com muitas opções para fazer essas correções, como os alinhadores que são mais estéticos e discretos e a principal escolha entre os adultos. Temos outras opções com o custo menos elevado e muito eficazes também, como o aparelho autoligado.


A mordida cruzada é uma má-oclusão. A mal oclusão é caracterizada como uma alteração no crescimento e/oudesenvolvimento craniofacial e é de origem multifatorial, podendo ser hereditária, congênita, funcional, ambiental, nutricional. A mordida cruzada posterior é definida como a relação anormal vestíbulo-lingual de um ou mais dentes da maxila, com um ou mais dentes da mandíbula, quando os arcos dentários estão em relação cêntrica, podendo ser uni ou bilateral.


As medidas preventivas e interceptativas são de grande importância no diagnóstico e intervenção precoce desses problemas para melhor resultado de tratamento.


Essa alteração nos arcos dentários gera insatisfação estética no indivíduo e também levando a:

- alterações de fala

-respiração

-postura

-mastigação

-deglutição


Entre os fatores associados estão hereditariedade, padrão respiratório bucal, hábitos de sucção, hipertrofia das adenóides e tonsilas, interposição lingual. Esses fatores vão atuar no crescimento ósseo, processo respiratório e fala.

É de grande importância que os hábitos que possam interferir sejam cessados a partir dos 3 anos de idade, a interrupção desses hábitos a partir dessa idade têm mostrado um prognóstico muito favorável.

Quando a maloclusão é corrigida precocemente, pode afetar positivamente o desenvolvimento da dentição permanente. Considerando que a sutura palatina mediana sofre ossificação antes dos 15 anos de idade, o momento ideal para a disjunção sutural é entre os 8 e 15 anos, pois são os momentos de pico do desenvolvimento ósseo e cartilaginoso.


O objetivo principal da Ortodontia é o tratamento da oclusão para se obter resultados que são morfologicamente estáveis e funcionais além de esteticamente bem ajustada.

Agende logo a sua consulta para avaliar qual a melhor opção de tratamento.


ortodontia curitiba - ortodontista batel - mordida cruzada - alinhadores ortodônticos - aparelho autoligado - dentista




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O diagnóstico precoce é muito importante para intervenções na infância e prevenção de futuros problemas Na infância as irregularidades mais comuns e que tem indicação de aparelho já são identificadas,