Buscar
  • evelisejarema

Quando devo começar a fazer Botox?

A toxina botulínica é uma aliada dos procedimentos estéticos mais utilizados no mundo. Conheça as suas vantagens.

Curitiba, Paraná


Toxina Botulínica
Botox Preventivo


O procedimento é feito para amenizar as rugas de expressão facial: da testa, glabela (entre as sobrancelhas), ao redor dos olhos, nariz. Além disso também pode ser usada para amenizar o sorriso gengival e região do pescoço. É utilizada também em outras partes do corpo.


A indicação do Botox® pode ser preventiva, geralmente a partir dos 25 anos de idade. Isso se deve porque a toxina vai impedir a formação das rugas dinâmicas, causadas pela constante movimentação dos músculos que consequentemente formam linhas de expressão.


Quanto tempo dura o botox

A ação da toxina botulínica vai ter seu pico máximo de ação 15 dias após a aplicação. A duração desse procedimento é em torno de 3 a 6 meses. Existem fatores individuais para que a duração seja de maior tempo.

Veja maneiras para aumentar a duração do seu botox (link)


Após a aplicação de botox meu rosto ficará artificial?

O resultado do botox é natural e a região tratada não ficará sem expressão, pois a toxina atua relaxando os músculos. O grau de relaxamento depende da dosagem utilizada e do plano de aplicação.


Quais os cuidados pós aplicação de botox?

Não massageie as áreas tratadas no dia da aplicação.

Evite deitar-se nas primeiras 4 horas após o tratamento.

Evite aplicar calor na área tratada no dia do tratamento.

Evite sauna, exercícios físicos, uso de banheira, bronzeamento.

Evite consumir ácool no dia do tratamento.


Quais os riscos de aplicar botox?

Há situações em que a aplicação é contraindicada, como quem tem alergia a qualquer componente na fórmula, alergia a ovo.

Doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatas

Lactantes ou grávidas

Assimetrias: podem acontecer em alguns casos.


Quanto tempo leva a aplicação de botox?

É um procedimento rápido, leva em torno de 10 minutos em média.


O que é o Botox?

O nome comercial Botox é a Toxina Botulínica. A história da Toxina Botulínica (TxB) tem origem quando em 1817 foi publicada a primeira descrição do botulismo. O autor, Justinus Kerner, concluiu a associação com a excitabilidade do sistema nervoso motor e autonômico. Em 1928, o Dr, Herman Sommer, da Universidade da Califórnia, foi o primeiro a isolar e purificar a toxina botulínica tipo A (BoNT-A). Em 1949, o Dr. Burgen descobriu que a toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular. Dr Alan B. Scott, do Smith-Kettlewell Eye Research Institute, usou em 1980 a BoNT-A pela primeira vez em humanos para tratar o estrabismo. Em Dezembro de 1989, BoNT-A (BOTOX) foi aprivado pela Food and Drug Admnistration (FDA) para o tratamento de estrabismo, blefaroespasmo (espasmos de pálpebra), e em espasmos hemifaciais em crianças com idade inferior a 12 anos.

A sorotipo A é a mais potente das neurotoxinas botulínicas, trata-se de uma proteína de PM de 150 Kd, constituída por duas cadeias peptídicas denominadas de cadeia leve com PM de 50 Kd e cadeia pesada com PM de 100Kd ligadas por pontes de sulfeto.


Mecanismo de ação

A toxina botulínica é um medicamento produzido a partir de substâncias ou princípios ativos de origem biológico. Sua aplicação local, usualmente, deve ser intramuscular, ela apresenta rápida difusão no espaço intersticial. A Toxina Botulínica apresenta grande afinidade pela junção neuromuscular, onde impede a exocitose das vesículas de acetilcolina para a fenda sináptica, promovendo um bloqueio colinérgico reversível na junção neuromuscular. A cadeia proteica pesada é responsável pela endocitose da toxina. Uma vez internalizada a cadeia pesada se desliga da leve que competirá com as enzimas de membrana: SNAP25, sintaxina e VAMP, impedindo a liberação para a fenda sináptica das vesículas repletas de acetilcolina. O tempo de estabilização deste efeito é em média de 14 dias.

O efeito da enervação química é temporário, pois brotamentos colaterais ao axônio começam a se desenvolver e ao alcançarem a fenda sináptica reestabelecem a condução da acetilcolina.


Qual a diluição?

A unidade de toxina Botulínica não é padrão Internacional, cada empresa define sua unidade a partir do processo de produção do medicamento. Para Botox® (Allergan), Prosigner® (Cristália), Botulift®, Xeomin® deve seguir a diluição da toxina em soro fisiológico injetável (NaCl) 0,9% nas seguintes proporções:


Frasco de 50U - 1ml de Nacl

Frasco de 100U - 2ml de Nacl


Considerando a utilização da marca Dysport®, a diluição será diferente:


Frasco de 300UE - 2ml de NaCl

Frasco de 500UE - 3ml de NaCl.



Agende já sua avaliação!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Existem diferentes tipos de aparelhos, conheça e saiba um pouco mais CUritiba, Batel Aparelho ortopédico O aparelho ortopédico é usado em crianças para prevenção de problemas que podem ocorrer na dent